terça-feira, 7 de julho de 2009

Primeiro estranha-se, depois entranha-se

Marrocos, Norte de África, o segundo país mais próximo de Portugal depois de Espanha.

Praticamente desconhecido dos portugueses e tanto que estes países têm em comum (ou já tiveram). É verdade, os mouros que viveram em Portugal e que ainda cá andam nos nossos genes, vieram desta região do norte de África, eram berberes.

De Marraquexe

Hoje, ir a Marraquexe não deve ser muito diferente à experiência de há 50 anos atrás. Fernando Pessoa disse desta cidade que "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". Foram estes também os meus sentimentos.
O choque cultural é gigantesco, tudo é diferente, artesanal, descomprometido. Depois habituamo-nos rapidamente ao ritmo, às pessoas, à língua, à comida, aos cheiros, ao chá.
Estar em Marraquexe, viver a Medina, perdermo-nos no Souk e passear no Qasbah é andar séculos para atrás.

De Marraquexe

Quase me esquecia de falar da mítica Praça de Jema El Fna. É uma praça gigantesca onde todos os dias centenas de vendedores, malabaristas, encantadores de serpentes, lutadores de boxe, vendedor de dentaduras, entre quantas formas se possam imaginar de poder ganhar uns trocos, tentam a sua sorte. O som dos tambores e flautas, o movimento das pessoas, o barulho, os cheiros das especiarias ou da comida são dignos de serem experimentados.

Algum tempo depois de ali estarmos começamos a aprender mais sobre nós portugueses. Porque somos como somos. Porque somos latinos, ibéricos e portugueses. Porque nos aproximámos mais de África do que da Europa. E mais não digo, quem quiser viver verdadeiras sensações exóticas e conhecer a cidade das mil e uma noites tem que lá ir.

3 comentários:

  1. Olá Zé afilhado.Parabéns por isto.Está mto giro,e não te conhecia essa faceta de fotógrafo.Peço desculpa mas olha que essa frase do F.Pessoa não é referente a Marrocos,mas trata-se de uma frase que ele inventou para um anúncio à coca-cola,a pedido da Empresa que a representava cá.Bjos e abraços.
    Tio Pô

    ResponderEliminar
  2. Olá tio.
    Sim é verdade que o Fernando Pessoa disse isso da Coca-cola, mas também o disse sobre Marraquexe, quando o escreveu no seu caderno de viagens. Pelo menos encontrei várias menções a isso na internet quando pesquisei no google por fernando pessoa e marraquexe.
    Bjs e vá aparecendo

    ResponderEliminar
  3. Mea culpa Zé Luís,pela minha ignorância.- Gostava de ver aqui o Patriarca Zé Albuquerque.Se ele soubesse como isto faz bem à tóla,de certeza que aderia.Podias fazer aqui uma espécie de árvore geneológica da tua família,(Pai e Mãe).Uma coisa simples,ias tão atrás quanto possível,só com nome,data nascimento e foto,se houvesse.Depois chegarias a nós,com netos (as) e tudo,e aí não faltariam fotos giras às pásadas.Abraço.

    ResponderEliminar