terça-feira, 28 de julho de 2009

Serra da Lousã

Fim de semana passado fomos dar uma volta à Serra da Lousã. É uma zona que conhecia mal, mas da qual já tinha ouvido muito bem. Não ficámos decepcionados, pelo contrário. É uma zona riquíssima pela sua beleza natural, diversidade de lugares de interesse histórico e pela gastronomia.

De Serra da Lousã

Nesta zona travaram-se batalhas no sec. XIX entre os derrotados invasores franceses comandados pelo General Massena e as forças aliadas comandadas pelo General Wellington. Este último chegou a estar alojado na Lousã e as suas tropas, após a vitoriosa Batalha da Foz de Arouce, em 1811, no Palácio da Viscondessa do Espinhal – Maria da Piedade de Mello Sampaio de seu nome foi, no século XVIII, a grande benemérita da Lousã, agraciada com o título pelo rei D. Luís em 1868. Hoje é um hotel onde por acaso ficámos alojados. Embora o nome pomposo de "Melia Palacio da Lousã Boutique Hotel" não vale o que se paga por ele. Degradado, mal decorado, mau serviço, come-se mal, mau!

De Serra da Lousã

Pela serra dentro e muitas vezes por caminhos que só podemos percorrer a pé, encontramos muitas aldeias de xisto, típicas rústicas, bonitas e bem conservadas, embora desertas. Vale a pena meter-mo-nos pelos trilhos pedestres e descobrir em forma de aventura um património único.

De Serra da Lousã

Come-se por esta zona bem e barato, desde cozidos, enchidos, sarrabulho, veado, javali, broa, bom vinho. Para isto recomendo o restaurante O Burgo (Azenha) junto às piscinas fluviais (a não perder) ao lado da Ermida da Sr.ª da Piedade e do Castelo.
Enfim o tempo foi pouco, até para tirar fotografias e fica a promessa de lá voltarmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário