segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rota dos Castelos

Nos feriados de Maio fui com a família dar uma volta pela Beira Baixa. Já há algum tempo que pensávamos em ir para aquelas bandas e fazer uma "rota dos castelos".
Ficámos em Belmonte como base e dali partiamos para os mais variados destinos.

De Rota dos Castelos

Belmonte é a tal terra de judeus que não sabiam que o eram até alguém lhes dizer que sim. Na verdade acho que não eram nem judeus, nem cristãos, praticavam um culto misto. Foram obrigados a esconder a sua religião como cristão novos no Sec. XVI, mas continuaram sempre a professar a sua fé, que ao longo dos tempos se foi fundindo com o catolicismo.
É também a terra do Pedro Álvares Cabral. Tem um centro histórico muito interessante, bem conservado, mas nota-se que é também uma terra em desenvolvimento e expansão.

Tendo Belmonte como ponto de partida podemos ir a várias vilas e aldeias históricas, como Penamacor, Sortelha, Monsanto (a mais portuguesa de Portugal), Penha Garcia, Idanha-a-Velha, ... E são só algumas porque o fim -de-semana não deu para mais.
Estas terras são autênticas máquinas do tempo, que nos fazem voltar atrás no tempo e cheirar o peso dos séculos e da história, por onde se construiu Portugal. Esta é pois uma homenagem às terras fronteiriças que estiveram sempre na linha da frente, na guerra e protecção contra os invasores.

De Rota dos Castelos

Ficámos principalmente encantados com Sortelha. É uma vila medieval fantástica, que conserva as suas casas em pedra. Acredito que pouco tenha mudado nesta terra desde há alguns séculos a esta parte. Apetece percorrer as ruas, espreitar cada recanto, subir ao castelo e ver a vista.
Ficámos com vontade de lá voltar e certamente voltaremos em breve, porque ficou muito para ver.
Podem ver mais algumas fotos que tirámos do passeio aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário